O Acervo Paulo Leminski é a realização de muitos projetos em um só.
Além da preservação de um acervo, é também a disponibilização de uma obra vasta.

O resgate de uma produção realizada em um tempo pré-computador, mas que apresentada em forma digital, conecta-se com o tempo atual e comprova sua modernidade implícita.

A organização desse material é a abertura a um universo diverso e cheio de meandros. Com a finalização desse projeto, e a inauguração de futuras possibilidades e desdobramentos, se torna possível visualizar e ter idéia da dimensão e multiplicidade de sua obra.

É uma etapa importante de recolocação da obra de um escritor nesse mundo virtual novo, do qual, ainda que de forma incompleta até agora, ele já faz parte, sendo frequentemente citado em sites, blogs e redes sociais de todo o tipo.

  • Criação
  • Repercussão
  • Imagens & Videos
  • Extras
Criação - Acervo Paulo Leminski

Paulo Leminski era antes de tudo um criador. Não só pelos insights que tinha, mas criador no sentido de fomentar. Ele gerava, criava, cuidava e difundia, com igual afinco, as suas ideias. Sabia articular conceitos que pesquisava e, a partir disso, desenvolver conclusões e coisas novas, se expressando de uma forma original e contundente.

Mesclava em tudo que fazia o rigor e humor. Não passava um dia sequer sem escrever. O mais interessante nessa sessão é o mergulho na mente do escritor, a sua maneira de criar. Aqui você encontra anotações, manuscritos, correções, trechos de obras finalizadas. Elas dão pistas da sua maneira de ver o mundo e seu tempo.

Repercutir é ressoar.
Claro que o eco não é o som em si e sua qualidade de reverberação depende do padrão da emissão e onde foi rebatida. A obra de Paulo Leminski ressoou bastante, gerou curiosidade e sua figura despertou muito interesse dos jornalistas, escritores e pesquisadores.

Especificamente sobre os jornalistas, ele costumava dizer que as suas perguntas não importavam muito, porque ele sabia de antemão exatamente o que queria responder. Como é de se imaginar, o tom das reportagens posteriores é bem distinto dos anteriores ao falecimento.

Para os escritores e pesquisadores sua obra fornece questões diversas, justamente por ser tão múltipla e abarcar fazeres tão variados como o de poeta, ensaísta, haicaísta, contista, romancista, roteirista, compositor, letrista, tradutor e também pesquisador. Através destes estudos podemos ver seu trabalho com outros olhos. Nessa sessão estão diversos prismas (lupas, binóculos, telescópios e microscópios metafóricos) para enxergar a sua obra.

Repercusssão - Acervo Paulo Leminski
Imagens - Acervo Paulo Leminski

A imagem que nos vem imediatamente a cabeça quando pensamos em Paulo Leminski é do escritor de óculos, bigodes enormes e olhar penetrante. Caricaturas e fotografias vão estampando sua vida no cotidiano, incluindo fotos familiares e eventos artísticos. Afinal, para ele esses dois fatores estavam extremamente misturados.

As personas que formam o escritor culminam e se resumem, em uma feição única e inconfundível, que hoje estampa grafites, camisetas e até tatuagens. Nessa seção você encontrará ítens pessoais e familiares, mergulhando na intimidade do autor e sua época.

É natural que alguém tão prolífico tenha um acervo de coisas tão diversas que algumas delas acabem naquela gaveta onde se guarda o que não se sabe bem como classificar.

Aqui entram criações relacionadas ao trabalho de propaganda e outro acervos que podem servir como curiosidade, pesquisa ou entretenimento. Muitos ítens se explicam por si só. Outros nos dão pistas para as influências que cada uma dessas facetas possa ter sobre as outras.

São fios aparentemente soltos, mas estruturais no trabalho do poeta, pensador, ensaísta, cronista, contista, romancista, tradutor, músico, letrista, haijin, judoca, professor, conferencista, enfim, a pessoa Paulo Leminski.

Extras - Acervo Paulo Leminski

O objetivo deste projeto é disponibilizar o conteúdo de interesse público que integra o acervo particular do artista. A lista bibliográfica é uma referência à produção do autor. Sua obra não é obrigatoriamente parte integrante deste objeto. O autor declara, para todos os fins legais, que, em não sendo possível identificar os detentores dos direitos autorais de alguns textos e/ou imagens constantes desta obra, os mesmos encontram-se reservados aos seus titulares. Assim, se porventura, ocorreu alguma omissão involuntária a mesma será sanada, com os devidos créditos, nas próximas edições.

Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução, armazenamento ou transmissão integral ou parcial do conteúdo desta obra, através de quaisquer meios, sem prévia autorização por escrito.